1º Festival de Vídeos Ambientais em Alto Araguaia acontece em junho; inscrições estão abertas

Por Kálita Skilof (estagiária) / Assecom /

Estão abertas as inscrições para o 1° Festival de Vídeos Ambientais no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Alto Araguaia (MT), por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semapa) e Educação (Semed), com organização do Projeto de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Revista Se Liga através do Curso de Jornalismo. A exposição e divulgação dos ganhadores será realizado no dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente.

O festival de vídeos tem como intuito divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de até três minutos com temáticas ambientais que envolvam poluição, reciclagem e lixo eletrônico na região de Alto Araguaia. Ainda, de acordo com o regulamento, são permitidos os gêneros de ficção, animação ou documental. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial da prefeitura (clique aqui).

Podem se inscrever todos alunos das escolas do município. Os estudantes do ensino primário de até 10 anos, devem se inscrever na categoria infantil. Já estudantes do ensino fundamental e médio, na faixa etária de 11 a 18 anos, tem a classe juvenil. A ficha de inscrição junto com o vídeo em CD ou Pen Drive deve ser entregue na coordenação das escolas. Haverá premiação em dinheiro para primeiro, segundo e terceiro lugar das duas categorias.

O projeto surgiu na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), do curso de Jornalismo do campus local da Unemat, orientado pela professora Mestre Antônia Alves, coordenadora da Revista Se liga. De acordo com a acadêmica, Monique Esposito, foi um projeto desenvolvido sobre “Lixo Eletrônico” e depois de concluído, se deu a necessidade da prática.

A mesma disciplina foi oferecida para os alunos do Curso de Pedagogia e os alunos colocaram em prática os ensinamentos com o projeto “A poluição do rio Araguaia” e “Decomposição do lixo”, realizados respectivamente nas escolas Escola Municipal Lourença Afonso de Melo e Estadual Maria Auxiliadora.

Oficinas com tema “Reciclar é transformar” foram realizadas nas escolas para auxiliar na produção das gravações. Ainda, fez parte do processo, a oficina "Educomunicação e Pedagogia de Projetos" realizada pela professora Rosana Alves de Oliveira para professores da rede pública. As inscrições seguem até o dia 01 de junho de 2018. Os trabalhos que tiverem conteúdo comercial, discriminatório ou sexual não serão aceitos.